Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Orthophytum mello-barretoi L.B.Sm. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-09-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Eduardo Fernandez

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Rafaela Compostrini Forzza


Justificativa

Espécie endêmica do estado de Minas Gerais (Forzza et al. 2013), de ocorrência predominante na Serra do Cipó (Forzza com. pess.). Existem registros de coletas também nos municípios de Diamantina, São Gonçalo do Rio Preto (Parque Estadual do Rio Preto), Grão Mongol, Morro do Chapéu e Mucugê (Parque Municipal Sempre-Viva) (Wanderley et al. 2009; CNCFlora 2013). Porém, são necessários maiores estudos para a determinação da distribuição exata da espécie (Forzza com. pess.). Caracterizada por ervas rupícolas ou saxícolas, é encontrada em Cerrado e Caatinga, em áreas de Campos Rupestres, sobre paredões rochosos às margens de córregos e cachoeiras (Wanderley et al. 2009; CNCFlora 2013). Possui EOO estimado em 8.298,84 km² e está sujeita a menos de dez situações de ameaça, considerando as localidades de ocorrência. Apesar de ocorrer no Parque Nacional da Serra do Cipó (CNCFlora 2013), suspeita-se que a espécie sofra com a perda da qualidade do habitat, além do declínio contínuo de EOO e AOO, em consequência da incidência de ameaças na sua área de ocorrência como o fogo, a agropecuária e o turismo desordenado (Schober 2002; MMA/ICMBio 2009).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Orthophytum mello-barretoi L.B.Sm.;

Família: Bromeliaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Bol. Mus. Nac. Rio de Janeiro, Bot. no. 15: 2, tab. 1, fig. c, d & e. 1953.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no estado de Minas Gerais (Forzza et al. 2013). Predominante na Serra do Cipó (Forzza com. pess.). Existem registro de coletas também no município de Diamantina (MBM; Roque, N. 235), de São Gonçalo do Rio Preto, no Parque Estadual do Rio Preto (BHCB 105158 Col: Mota, R.C. 3136), de Grão Mongol, no Morro do Chapéu (BHCB; Martinelli, G.; et all 11305) e de Mucugê, no Parque Municipal Sempre-Viva (Wanderley et al. 2009). Porém, são necessários maiores estudos para a determinação da distribuição da espécie (Forzza com. pess.).

Ecologia

Erva rupícola ou saxícola; heliófila (BHCB; Martinelli, G.; et all 11305). Ocorrência nos domínios Cerrado e Caatinga, em áreas de Campos Rupestres, sobre paredões rochosos às margens de córregos e cachoeiras (Wanderley et al. 2009).

Ameaças

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade high
Detalhes O aumento da ocorrência de incêndios por causas antrópicas é uma dos principais problemas existentes na região do Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009) e no bioma Caatinga (Schober, 2002).

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade high
Detalhes O uso agrícola da Caatinga tem modificado a vegetação e trouxe práticas desordenadas, como desmatamento e queimada (Schober, 2002).

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência regional
Severidade high
Detalhes No uso Caatinga para a pecuária, o superpastoreio de ovinos, caprinos, bovinos e outros herbívoros tem modificado a vegetação (Schober, 2002). O uso do solo para o desenvolvimento da pecuária e estabelecimento de pastagens é também uma das principais ameças para a conservação da biodiversidade no Parque Nacional da Serra do Cipó (MMA/ICMBio, 2009).

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência local
Severidade low
Detalhes O turismo é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas na região do Parque e Nacional da Serra do Cipó. Muitas vezes, contudo, é realizado de maneira desordenado e sem fiscalização, sendo assim considerado uma atividade conflitante para a conservação da biodiversidade local (MMA/ICMBio, 2009).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó.

Referências

- FORZZA, R.C.; COSTA, A.; SIQUEIRA FILHO, J.A.; MARTINELLI, G.; MONTEIRO, R.F.; SANTOS-SILVA, F.; SARAIVA, D. P.; PAIXÃO-SOUZA, B.; LOUZADA, R.B.; VERSIEUX, L. 2013. Bromeliaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://reflora.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB5891)

- WANDERLEY, M.G.L.; LOUZADA, R.B.; SOUSA, G.M.; LIMA, T.T.; VERSIEUX, L.M. Bromeliaceae In: GIULIETTI, A. M.; RAPINI, A.; ANDRADE, M. J. G.; QUEIROZ, L. P. DE; SILVA, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 2009. p. 496.

- MMA/ICMBio. Plano de Manejo para o Parque Nacional da Serra do Cipó e Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades-coservacao/Encarte%201_c.pdf>. 2009. Acessado em: 03 set. 2013.

- SCHOBER, J. Preservação e uso racional do único bioma exclusivamente nacional. Ciência e Cultura, v. 54, n. 2, p. 6-7, 2002.

Como citar

CNCFlora. Orthophytum mello-barretoi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Orthophytum mello-barretoi>. Acesso em .


Última edição por Rafaela Compostrini Forzza em 03/11/2014 - 14:56:10